SOBRE NÓS


O Lar Espírita Gracinda Batista foi fundado em 06 de março de 1968, sendo uma sociedade civil de caráter beneficente, sem fins lucrativos, destinando-se a dar completa assistência as crianças de ambos os sexos, sem discriminação religiosa ou racial, assegurando-lhes formação intelectual, moral e física.
O regimento interno definia o atendimento para crianças de 0 a 6 anos, em período integral e na ocasião a Entidade funcionava provisoriamente a Rua Allan Kardec, s/n.
Em 23/08/1989 a entidade passou a funcionar em sede própria, oficializando-se no ato inaugural em 08/09/1989, ocasião em que presidia a entidade a Sra. Irene de Souza Arruda.
Durante o ano de 1990, a instituição cedeu para a Prefeitura Municipal de Itapira duas salas de aula, sendo uma para o funcionamento do parque e outra para o pré-primário, nos períodos matutino e vespertino atendendo tanto as crianças da creche como da comunidade.
Já em 1993, a creche incorporou ao seu quadro de funcionários uma Assistente Social e uma Terapeuta Ocupacional com o objetivo de aprimorar o trabalho prestado, através de uma readequação do atendimento das crianças, observando suas necessidades biopsicossociais e baseando-se pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No ano de 2000, a proposta de trabalho foi novamente revista, baseando-se agora pela Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Infantil. A partir de cursos oferecidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria de Educação, bem como da leitura de livros, propiciaram bases teóricas para que a entidade promovesse algumas mudanças como: divisão de alguns grupos observando o desenvolvimento da criança, sistematização de projetos pedagógicos, com metas e objetivos a serem atingidos, com a contratação de educadoras com formação em magistério, participação em cursos voltados à educação, montagem de uma brinquedoteca e sala de música.
Em 2010, o Lar contratou uma orientadora pedagógica, que com um novo olhar, redefiniu e elaborou mudanças no processo de trabalho. Com isso, a entidade veio a ter novas disciplinas e rotinas de trabalho voltado as crianças, não esquecendo do desenvolvimento junto as educadoras.
Assim, no final do ano de 2010, a entidade firmou convênio com a Secretaria Municipal de Educação, para que no ano de 2011 pudéssemos atender mais crianças (em idade creche), sendo que os repasses de recursos financeiros são provenientes do FUNDEB. Desta forma, a faixa etária de atendimento às crianças passou a ser de 0 a 3 anos e 11 meses e não mais de 0 a 6 anos como anteriormente. Desde então, renovamos o convênio a cada ano, sendo que em 2012 atendemos 79 crianças custeadas pelo FUNDEB.
Em 2013, contamos com mais 01 sala para atender crianças de 04 a 06 anos incompletos, no período contrário ao período escolar. Foram assistidas aproximadamente 40 crianças, de forma gratuita, desenvolvendo um trabalho social e pedagógico, complementando o ensino escolar, classe esta que foi extinta em 2014.
O papel da Entidade é criar um ambiente favorável ao completo desenvolvimento das crianças atendidas, visando ser um espaço de educação infantil, onde esses pequenos cidadãos possam crescer, desenvolver sua autonomia, autoestima e relacionar-se de modo satisfatório e equilibrado em todos os setores da sociedade.
O Lar Espirita Gracinda Batista possui capacidade para atendimento de 126 crianças anualmente, com o objetivo de ser um espaço de educação infantil observando as necessidades correspondentes à faixa etária.
O aspecto social da criança compreendendo-a enquanto um indivíduo integrante de uma família historicamente estabelecida, com seus traços culturais, religiosos, socioeconômicos e outros, devem ser levados em conta ao desenvolver um trabalho direcionado a ela. A entidade realiza, concomitantemente, um trabalho voltado aos familiares que vai desde a sua preparação para ingressar a criança na creche, através de acolhimento, entrevista social e realização da matrícula, bem como as orientações em relação aos regulamentos e funcionamento da creche, passando para o acompanhamento no dia a dia, através de atendimentos individuais, encaminhamentos, visitas domiciliares, reuniões com pais/responsáveis com o objetivo de passar orientações gerais que visam favorecer e beneficiar o trabalho desenvolvido na creche, buscando assim, atender a criança em sua plenitude.

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